quarta-feira, 26 de maio de 2010

!!!USO DAS RUAS!!!

VAGA VIVA!



A Vaga Viva é uma atividade onde a área destinada para o estacionamento de um carro transforma-se em um espaço público voltado para a convivência, o lazer e áreas verdes. Isso provocará uma reflexão sobre a atual ocupação do espaço urbano da cidade, onde cada vez mais os automóveis vêem roubando o solo urbano para se transformarem em vias, viadutos, estacionamentos e etc.
Esse tipo de ocupação provoca a insustentabilidade da cidade, por conta da impermeabilização do solo, da falta de áreas verdes nas ruas (elevando as temperaturas do ambiente urbano, tornando os espaços desconfortáveis e afastando o convívio entre as pessoas), menos espaços públicos e incentiva cada vez mais o uso do transporte individual motorizado.
Surgida em São Francisco - EUA em novembro de 2005, batizada de Park(ing) Day rapidamente ganhou adeptos da idéia no mundo e no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.


E pra praticar é só levar o bom humor.

São Francisco - EUA




















Curitiba




O espaço é público ?

A Vaga Viva mostra que um outro mundo é possível. Mostra que a rua deveria ser um espaço de convívio. Onde todos deveriam ter direito de estar. Onde é possível conhecer pessoas e ver a sua cidade, tornando-a um lugar mais vivo e seguro.




































Rio de Janeiro - 2006

No Rio, o programa foi iniciado em 2006, e despertou a atenção de pedestres que passaram pelo local. O projeto quis alertar os cariocas sobre os males causados pelo uso de veículos motores no ambiente urbano e, ao mesmo tempo, promover o uso de bicicletas e outros veículos alternativos. As vagas ficaram em frente à Travessa dos Poetas de Calçada.
De acordo com o responsável pelo projeto e ambientalista da Transporte Ativo, Eduardo Bernhardt, a escolha do local foi feita propositalmente.
"Trata-se de um lugar com muito trânsito de pedestres e com uma calçada bastante estreita, onde fica clara a falta de espaço para a circulação. Muitas pessoas acabam caminhando pelas ruas, por causa dos carros", explica.
"É sempre uma frustração para as pessoas quando elas vêem que só estamos ali apenas por um dia. Mas esse dia é importante para que elas vislumbrem como seria o centro da cidade com menos carros e mais espaço para o convívio", diz Bernhardt, acrescentando que o evento tem a autorização da prefeitura e o apoio dos guardadores do local.





2008 - Belo Horizonte, Bairro Sta Tereza, Rua Mármore



Cadeiras e mesas colocadas sobre um gramado criam o ambiente da primeira Vaga Verde de 2008, projeto da BHTrans para incentivar a reflexão e a conscientização sobre o uso excessivo do automóvel e suas conseqüências na qualidade de vida.





Vaga verde em BH - 2006


Dia Sem Carro.

A idéia é simples: transformar o espaço ocupado por automóveis estacionados em algo muito mais útil, democrático e agradável. Incrível o
release da BHTrans (órgão de trânsito da cidade): "O projeto visa transformar esses espaços em um local de uso público". Muito bom ver um órgão de trânsito afirmando que o carro rouba espaço público. Um dos grandes absurdos da sociedade do automóvel é acharmos normal a utilização gratuita do espaço público para estacionar propriedades privadas.


Fontes:

http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/09/04/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=78238/em_noticia_interna.shtml
http://bicicletadacuritiba.wordpress.com/2008/07/14/2%C2%AA-vaga-viva-em-curitiba/
http://blogciclourbano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário